terça-feira, 28 de julho de 2015

Tatuagem temporária mede açúcar no sangue

Publicado originalmente em 22/01/2015 em meioligado


O atual método para monitorar a glicose no sangue, com uma picada no dedo, é bastante doloroso e nada prático, o que dificulta que muitos diabéticos façam o teste com a frequência necessária. Pensando nisso, engenheiros da Universidade da Califórnia - San Diego criaram um sensor flexível colante que mede o nível de açúcar no corpo.

A tatuagem temporária ainda está em fase de testes e, por enquanto, não fornece informações numéricas suficientes para os pacientes. Até o momento, o sensor apenas grava picos do nível de açúcar no sangue, depois tem que ser removido e conectado a um computador. Mas Amay Bandodkar, responsável pelo projeto, promete um dispositivo tão preciso - e menos doloroso - quanto os medidores de glicose tradicionais no futuro, com dados sendo transmitidos por Bluetooth para uma tela em tempo real.

O sensor-tatuagem custa apenas alguns centavos, mas dura apenas um dia. A ideia é que, futuramente, o dispositivo também sirva para detectar o uso de álcool e drogas.

No início de 2014, o Google anunciou um dispositivo parecido: lentes de contato que medem o nível de glicose a partir do fluido lacrimal.

Fonte: revistagalileu


0 comentários:

Postar um comentário