terça-feira, 28 de julho de 2015

Cientistas renomados assinam alerta sobre os riscos da Inteligência Artificial

Publicado originalmente em 21/01/2015 em meioligado


Stephen Hawking e outros grandes nomes da ciência assinaram uma carta aberta que alerta sobre os riscos do desenvolvimento crescente da Inteligência Artificial. No documento, eles pedem que desenvolvedores sejam mais responsáveis, considerem riscos e garantam os 'benefícios sociais' da tecnologia.

A carta foi criada e promovida pelo Future of Life Insitute, um grupo criado por professores do MIT, Harvard, Universidade da Califórnia e pelo co-fundador do Skype Jaan Tallinn. Tanto Hakwing quanto Elon Musk (da Space X e Tesla Motors) estão no quadro de conselheiros do instituto.

O documento deixa claro que não é o desejo da instituição banir o desenvolvimento de tecnologias para inteligência artificial, mas clama por mais responsabilidade para garantir que a humanidade seja a prioridade. 
"Os benefícios potenciais dessas tecnologias são enormes, já que são produtos da inteligência humana; mas não podemos prever o que vamos alcançar quando essa inteligência é aumentada pelas ferramentas da Inteligência Artificial (...) por seu grande potencial é necessário pesquisar como aproveitar seus benefícios enquanto escapamos de potenciais problemas", afirma o documento.
Leia a carta na íntegra (em inglês) e, se concordar com o apelo dos cientistas pelo desenvolvimento da inteligência artificial voltada para o social, é possível assinar o documento também.

Fonte: revistagalileu

0 comentários:

Postar um comentário