terça-feira, 28 de julho de 2015

Ex-funcionária diz que Facebook tem acesso às senhas dos usuários

Publicado originalmente em 22/07/2013 em meioligado

Uma ex-funcionária do Facebook foi a público para alertar sobre os riscos da inclusão de informações nas redes sociais. Katherine Losse, afirmou que os empregados da rede social têm acesso aos dados dos usuários, incluindo sua senha.

“Usuários de redes sociais entendem que eles são os únicos que podem acessar as informações que colocam na rede e, na maioria dos casos, isso não é verdade, porque alguns dos funcionários precisam ter acesso às contas para fazer seus trabalhos”, afirmou Katherine, que trabalhou entre 2006 e 2010 no Facebook, em entrevista ao jornal The Guardian.


Segundo Losse, todos os funcionários de suporte ao cliente recebiam uma senha-mestra com a qual podiam logar como qualquer usuário, tendo acesso aos seus dados e suas mensagens. Ela também afirma que com o passar do tempo foram sendo implementadas outras formas mais seguras de recuperação de contas.

O Facebook, no entanto, afirma que o acesso de funcionários a dados de usuários funciona com um sistema de “need-to-know”, no qual a pessoa só tem acesso a informações que ele necessita para realizar uma tarefa específica. Desta forma, ele não pode acessar indiscriminadamente o perfil de outra pessoa.

Entretanto, ela afirma que, mesmo assim, não há garantia de segurança de seus dados nas redes sociais. “Mesmo se um funcionário comum não possa acessar suas informações, elas podem estar sendo gravadas em algum lugar para a NSA”.

Durante o período em que trabalhou no Facebook, Katherine Losse operou o serviço de atendimento ao cliente, sendo promovida, posteriormente, ao cargo de redatora de discursos de Mark Zuckerberg.

Fonte: Guardian

0 comentários:

Postar um comentário