segunda-feira, 27 de julho de 2015

Perdi todas as imagens do meu blog e agora? Saiba como prevenir

Publicado originalmente em  11/03/2013 em meioligado



Tão desesperador quanto não encontrar o blog, é ver um círculo preto com o sinal de menos no lugar das imagens. Principalmente, quando não se tem a mínima ideia de como isso pode ter acontecido. Hoje em dia as imagens são parte das postagens, são elas que dão charme ao texto, quebram a seriedade do artigo e orientam o passo-a-passo pra quem está em dúvida sobre como deve ser feito. Além disso, a fixação do conteúdo do artigo fica facilitada com a exibição de imagens que se integram ao texto.


Um dos motivos para tal desespero é a integração mal assimilada pelo usuário entre os serviços do Google. Por mais atrativa e fácil que essa integração seja, ela pode ocasionar sérios danos ao blog, alguns deles irreversíveis. Em regra, o usuário apenas faz uso do serviço. Não procura se ater a alguns detalhes extremamente importantes e, quando se dá conta, realizou um procedimento simples que afetou o blog onde ele nem pensou que iria afetar. É isso o que ocorre com a integração Blogger, Google+ e Picasa. Veja o texto orientativo em um tópico no Fórum do Blogger:

"Nos últimos meses temos vistos usuários aqui no fórum reportando que suas fotos não aparecem mais nos seus blogs e no lugar aparecem quadrados pretos. Isso ocorre quando a imagem ou o álbum em que a imagem se encontra foram deletados do Picasa ou do Google+. Toda vez que você faz uma postagem com uma imagem em seu blog, a mesma fica armazenada em um álbum no Picasa, e hoje com a integração do Google+, a imagem também aparece em um álbum no Google+. Quando a foto é deletada do Picasa ou do Google+, ela também é excluída do seu blog. Para aqueles que desejam entender mais como funciona, podem visitar este artigo sobre como Gerenciar seus álbuns. Obrigada!" Fonte.
Um exemplo desta integração é que ao digitar na barra do navegador o endereço picasaweb.google.com, fui automaticamente redirecionada para a aba de fotos do meu perfil no Google+, mais especificamente em álbuns, conforme indicado na imagem abaixo. Apareceu apenas um aviso perguntando se gostaria de retornar ao Picasa. Observe que, na imagem, aparece o álbum dos blogs Dicas de Sushi e Priscila Fago, juntamente com os álbuns perfil e fotos de postagens.

Veja abaixo o comentário da leitora Sablyna (que não foi aprovado por conter link, mas inspirou este artigo para alertar todos os nossos leitores, inclusive a Sablyna):
"Que bom que achei vc! Me ajuda?? PLEASE??? Ontem entrei nomeu blog e todas as imagens postadas nele não estão aparecendo, no lugar delas aperece uma outra imagem de um círculo com um traço no meio. Não sei dizer se isso é um erro ou um bloqueio no Blogger devido alguma denúncia (não fiz nada de ilícito) Meu blog: (link suprimido) Nome e versão do navegador: Firefox, Internet Explorer 8 Como você chegou no problema? Estava com dificuldade de inserir imagens no post através do Firefox, pois sempre aparecia a imagem de um círculo cinza com um traço brano no centro do círculo. Tentei inserir a imagem através do Chrome e consegui. No dia seguinte ao abrir o Blogger e o Blog todas as imagens inseridas no Bog estavam substituidas pelo círculo cinza com um traço branco no centro, isto está ocorrendo em todos os navegadores. Eu fazia parte do Google e eu saí desse navegadorto, porém todos os meus downlods eram através do próprio Blog e a hospedagem dessas imagens eram do meu computador e pen drive, eu nunca utilizei imagens hospedadas em outro servidor. Dúvida 1: quando eu coloco o nome do meu site no busca google/imagem aparecem todas as fotos dos posts que fiz, porém quando eu clico nela aperece a imagem do círculo com traço branco. Dúvida 2: quando eu entro no blogger para editar a imagem de uma postagem aparece que a foto postada está hospada num link na internet, porém todas as minhas fotos estão hospedadas no meu computador. Segue imagem em anexo para vocês verem. Desculpe-me pelo tamanho do texto, mas preciso realmente de ajuda!" Sablyna Colino
Cada um dos álbuns pode ser gerenciado diretamente pelo perfil do Google+. Não vejo vantagem nessa integração. Salvo quando as imagens, dado o seu caráter abrangente, falam por si só. Um exemplo disso poderia ser um blog com fotos pessoais. Mas, no mais, as imagens inseridas nas postagens não são usadas no dia-a-dia de uma rede social. Digamos que cada imagem tem a sua finalidade e a finalidade da imagem para um post não é a mesma para um álbum na rede social. Em resumo, na minha opinião, isso só serve para confundir a cabeça do usuário.

Mas quais são os cuidados que preciso ter para não excluir todas as imagens do meu blog? Vejamos algumas possibilidades:

1º Não exclua os álbuns que aparecem em fotos no Google+
O fato do álbum aparecer em fotos no Google+ não quer dizer que ele seja visível a qualquer pessoa que acessa o seu perfil. Para tanto, o álbum precisa estar compartilhado como público. Além disso, algumas pessoas não querem que aquele álbum apareça ali no perfil e pensam que excluindo-o, ele deixará de ficar vinculado ao Google+. É aí que está o engano, pois ao fazer essa exclusão todas as imagens do blog vão junto. Nesse caso, você fica sem suas imagens e o processo é irreversível. (Não existe lixeira no Picasa  Web para restaurar)

2º Não exclua o álbum do blog no Picasa Web
Outra ação, dessa vez mais direta, é excluir o álbum no Picasa. O resultado é o mesmo do tópico acima, mas nesse caso, o usuário precisou acessar o banco de dados das imagens postadas em seu blog. Sendo irreversível a restauração.

3º Não encerre a conta no Google (a não ser que você não queira usar mais nada)
Algumas pessoas não se adaptaram à rede social do Google e, por um motivo ou outro, decidiram excluir o seu perfil. Na página do Google+ é possível acessar as configurações da conta, podendo excluir apenas o perfil ou a conta. Lá você encontrará as seguintes opções:
Excluir perfil e remover recursos do Google+ relacionados
Onde você poderá excluir o conteúdo do Google+ ou excluir todo o seu perfil do Google. Se você pretende apenas sair da rede social, pode escolher qualquer uma das duas opções. Conforme informado ao clicar em uma delas: "nenhuma foto será excluída. Você ainda pode acessá-la no Picasa. Para excluí-la, acesse os Álbuns do Picasa". Se você deseja apenas excluir seu perfil, você continuará tendo acesso ao blog, mas será convidado a optar entre o Google+ novamente ou o perfil do Blogger.
Fechar a conta e excluir todos os serviços e informações associados.
Aqui que está o perigo!!! Algumas pessoas confundem perfil do Google+ com conta no Google. Assim, conforme explicado acima, se você excluir apenas o seu perfil as imagens do seu blog não serão afetadas. Mas se você excluir a conta... tudo vai junto!!! As imagens, os textos e, inclusive, o blog que ficará permanentemente offi-line.
Obs: No teste, a restauração da conta minutos depois da exclusão restaurou o blog todo. Mas não recomendo que você tente fazer isso no seu blog, vai que...

4º Não apague a pasta de fotos sincronizada no celular
A sincronização do Picasa Web em celulares com a plataforma Android vincula as fotos remotamente. Assim, o que você vê não é uma pasta no celular e sim um álbum no Picasa. Ao apagar as fotos do celular você acaba apagando as imagens ou o álbum todo do Picasa, o que afeta diretamente as postagens no Blogger. Conforme este caso reportado no Fórum do Blogger.

5º Mantenha a visibilidade dos álbuns "pública" ou "limitada, qualquer pessoa com link"
Ao criar um álbum no Picasa Web você pode selecionar a visibilidade dele, podendo ser: 1) Pública; 2) Limitada, qualquer pessoa com link; 3) Limitada; e 4) Somente você. O recomendado são as duas primeiras opções. Em regra, ao subir uma foto na postagem a visibilidade dela fica limitada a qualquer pessoa com link. Mas se um dia você resolver mexer nessa configuração, saiba que se restringir o acesso à terceira e quarta opção, as imagens não ficarão visíveis no blog.

Como resolver
A recuperação das imagens é irreversível. Uma vez excluídas, não é possível recuperá-las. Por isso, pense bem antes de clicar em excluir. A mesma recomendação serve para quem exclui apenas uma imagem. Caso você tenha cometido a infelicidade de realizar algumas das ações mencionadas acima, será necessário inserir novamente foto por foto, isso se você as tiver em seu computador. Assim, cada foto receberá um link novo, diferente do que foi dado anteriormente. Além disso, quando uma imagem é excluída ela leva, em média, 24 horas ou mais para ser removida dos mecanismos de pesquisa. É por isso que mesmo depois de excluir, ela poderá continuar aparecendo nas buscas por um tempo.

Agora que você está ciente de toda a novela, fique atento! Um descuido pode prejudicar o seu blog. Afinal, são raras as pessoas que leem o manual, a bula, o contrato e, inclusive, as orientações do Google. Quando usamos um serviço, principalmente gratuito, é nosso dever ficar atento às mudanças. Infelizmente, descobrimos alguns detalhes somente quando o dano já foi feito. É por isso que recomendo a todos a leitura atenta dessas orientações.

Fonte: dicasblogger.com

0 comentários:

Postar um comentário